O Boletim Cultural do Huambo é uma publicação periódica dirigida pelo director dos Serviços Culturais de Angola, Dr. Serafim Dias de Oliveira Molar, e da responsabilidade dos Serviços Culturais do Município de Nova Lisboa. Iniciou a sua publicação em 1948 e terminou em 1974 tendo sido publicados um total de 29 números.
De acordo com o referido na apresentação da Coleccção feita no seu número 1:
«O Boletim Cultural do Huambo pretende ser o arauto de todas as manifestações que, no campo das coisas do Espírito, se realizem em Nova Lisboa e no distrito de que ela é capital, e ser ao mesmo tempo também o arquivo de todos os estudos e trabalhos realizados com o seu melhor conhecimento e valorização.
Aspira assim abranger em suas páginas tudo o que possa oferecer algum interesse nos anais culturais do vasto distrito do Huambo: história, etnografia, literatura, medicina, colonização, ciências agro-pecuárias, economia, etc.»
A colecção Boletim Cultural do Huambo foi digitalizada da cópia existente na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Fundação Portugal-África e o Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra
A sua utilização segue o referido nos direitos de utilização do material.