A colecção de "Livros Escolares" engloba um conjunto de livros / manuais escolares destinados ao ensino das populações nativas africanas - os primeiros em toda a história da colonização portuguesa. A grande maioria foram elaborados por uma equipa de pedagogos, liderada por António Almeida Abrantes, à altura Inspector Escolar da Direcção do Ensino em Angola, e ilustrados por um artista angolano.
Esse plano de ensino gerou, o que foi assinalado pelo actual Ministro das Finanças do governo angolano, "a explosão escolar" nos anos 60-70 (Prefácio "Memórias de África", de Jorge E. Costa Oliveira, Ed. IPAD, 2005).
Terá sido também o mais determinante factor da expansão da língua portuguesa em Angola (depois aplicado nos outros territórios sob administração portuguesa), hoje reconhecida como "língua de dimensão nacional" e "factor da identidade nacional" (Presidente da República de Angola, comemorações dos 30 anos de independência).
ver artigo completo
Há no entanto um conjunto de outros manuais, alguns deles obras de autor, e que foram sendo recolhidas e são agora disponibilisadas nesta colecção.
1. Estas obras, publicadas na década de sessenta do século XX, foram digitalizadas com autorização do Dr. Amadeu Castilho Soares.
2. A obra "Vamos aprender a ler", editada nos finais da década de sessenta do século XX, foi digitalizada com a autorização do professor Raúl Ferrão, autor da obra.
A sua utilização segue o referido nos direitos de utilização do material.